Dá tempo tirar a CNH?

Muita gente que quer fazer o concurso de Policial Rodoviário Federal 2017 está desanimado porque não possui a Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”, exigida no concurso. Aí fica aquela pergunta: dá tempo iniciar o processo para tirar a CNH e fazer o concurso sem correr o risco de perder por falta da Habilitação? A resposta é: com certeza! Basta você iniciar logo os procedimentos. Vejam as etapas para tirar a habilitação, segundo o Detran:

Material Completo - Concurso PRF

1. Exame Psicológico e Médico

O candidato poderá dirigir-se à uma clínica da rede credenciada pelo DETRAN para realizar os exames médico e psicotécnico. O exame médico visa avaliar a condição física do candidato, principalmente quanto à acuidade visual do mesmo, avaliando ainda as eventuais deficiências física que o candidato pode vir a apresentar. Quanto ao exame psicotécnico, este visa aferir a condição mental do candidato, percebendo portanto se o mesmo é portador de doenças mentais, se é agressivo ou depressivo, ou até mesmo se é dependente de drogas ou álcool.

2. Exame Teórico-técnico

Estando aprovado nos exames psicológico e médico, você deverá se dirigir a um Centro de Formação de Condutores (autoescola). Após a conclusão do curso (40 horas), o CFC se encarregará de efetuar o agendamento para a realização do exame teórico-técnico.

3. Exame de Prática Veicular

Apenas após a aprovação no exame teórico-técnico, você deverá procurar um Centro de Formação de Condutores (autoescola), para se submeter à instrução prática. O CFC se encarregará de solicitar junto ao DETRAN, a sua licença de aprendizagem (LADV) para que as aulas práticas possam ser, efetivamente, iniciadas. Após o cumprimento da carga horária mínima exigida para a prática de direção veicular (20 horas), o CFC efetuará o agendamento para a realização do exame prático.

Quando a Habilitação é cobrada?

De acordo com o edital anterior, a Carteira Nacional de Habilitação será cobrada no ato de ingresso no Curso de Formação, juntamente com os demais documentos (inclusive o diploma de Nível Superior).

Ou seja, fazendo as contas, é possível, sim, tirar a CNH e garantir seu ingresso na Polícia Federal. Todo o processo dura mais ou menos dois meses e meio, sendo que apenas o período entre o lançamento do edital e a realização das provas é de no mínimo 90 dias (um mês e meio), de acordo com a nova Lei dos Concursos.

***

Não perca tempo: procure uma autoescola credenciada e adiante sua Carteira Nacional de Habilitação. Enquanto isso, estude muito:

Adquira agora sua apostila preparatória antecipada e saia na frente da concorrência!

Continue acompanhando o blog para mais informações e material de estudo!

1 comentário


  1. da tempo sim…hoje mesmo fiz o exame de prática veicular e fui aprovado,
    agora e só esperar o concurso e estudar bastante.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *