Material de Ética no Serviço Público para o Concurso PRF

Ética no Serviço Público - Concurso PRF

A partir de hoje passaremos a discutir mais diretamente o conteúdo programático do Concurso da Polícia Rodoviária Federal, já que os preparativos para a realização do concurso estão avançados. No Concurso PRF várias disciplinas são cobradas, por isso pretendemos abordar cada uma delas de maneira mais ampla e, posteriormente, mais específica (talvez até resolvendo questões).

A primeira disciplina que vamos estudar aqui é Ética no Serviço Público, um dos pontos mais fáceis do conteúdo programático, mas que não deve ser deixado para trás. Veja quais são os assuntos previstos no edital:

1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Decreto nº 1.171/ 1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal).

Para se familiarizar com o assunto é bom iniciar assistindo essa entrevista do Professor Clóvis Barros Filho, muito irreverente e didático ensinando a diferença entre Ética e Moral:

Veja aulas mais estruturadas e aprofundadas do professor Clóvis sobre Ética aqui.

Outra dica é estudar o Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo Federal. Você pode baixar gratuitamente, em PDF, aqui!

Uma boa introdução ao conteúdo de ética é o artigo a seguir, de autoria de um profesor de Filosofia e Ética no jornal Gazeta do Povo:

A ética e a moral

Em tempos de crise política e econômica, em que escândalos de corrupção agitam o cenário nacional, muitos cidadãos ocupam as ruas pedindo “ética!”. A grande questão a ser analisada é a identificação do caráter daquilo que designamos ética. O que é ética, afinal?

Certamente, para muitos, ética é sinônimo de moral, ou seja, faz referência ao cumprimento de determinadas regras, normas e condutas consideradas valiosas e, por isso, prezadas por determinado grupo cultural. Mas fica manifesto desde já que a ética não pode ser confundida com a moral. Ela é muito mais que isso!

Ética, filosoficamente falando, é, na verdade, uma reflexão a respeito dos princípios axiológicos que orientam e fundamentam nossas ações morais. Por isso, a ética atua validando ou questionando a validade daquilo que a sociedade acredita ser valioso, correto, bom e, por conseguinte, moral.

Confundir a ética com a moral é o mesmo que confundir o receituário com o medicamento. A moral é uma construção histórica e cultural, trata-se de um fenômeno prescritivo, versando a respeito de normas, “receitas de conduta” a serem observadas na vida prática e cotidiana. A ética não se limita a essas regras, mas as questiona, procurando descobrir se realmente são importantes ou, quem sabe, obsoletas.

A ética deve nos levar a uma reflexão honesta acerca dos valores que adotamos, fazendo-nos repensar o nosso modo de ser e estar no mundo. Ela é, por isso, indispensável para o progresso humano. Do contrário, correríamos o trágico risco de ficarmos reféns de valores morais que muitas vezes podem estar assentados na tradição e nos tempos passados, não fazendo mais sentido para a sociedade atual. Acabamos, por vezes, incorporando tais valores por hábito e de forma acrítica, o que não contribui em nada com a tão urgente e necessária autonomia do sujeito. Ética é fundamental, sendo, portanto, indispensável para o corpo social. É importante concluir dizendo que a ética está ligada ao caráter de cada um e o caráter, já dizia Aristóteles, é aquilo que você é!

Autor: Professor Edimar Brigídio

O que achou?

A seguir seguem dois exemplos de questões que caíram no último concurso da PRF:

Ética no Serviço Público - Concurso PRF

Elas estão certas ou erradas?

De acordo com o gabarito da prova, a primeira questão está errada, a segunda está certa.

Material Concurso PRF

Esses materiais que sugerimos aqui vão lhe dar bons diferenciais na preparação para o Concurso PRF, mas não substituem um material completo, preparado especificamente para a prova da Polícia Rodoviária Federal.

Lembre-se: quanto antes você se preparar com foco e material de qualidade, mais chances tem de alcançar a aprovação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *